top of page
Buscar

Coando Conversas: Em Tarde de Café e Inspiração, Evento Celebra a Força do Empreendedorismo Feminino em Sergipe

  • Foto do escritor: Agitte
    Agitte
  • 1 de ago.
  • 2 min de leitura

ree

O que um bom café e uma mulher empreendedora têm em comum? Ambos são fortes, despertam os sentidos e têm o poder de transformar o dia. Foi nesse espírito que a 4ª edição do "Coando Conversas" encerrou uma semana de atividades, transformando uma cafeteria em Aracaju em um caldeirão de ideias e inspiração.


Para fechar com chave de ouro a semana de eventos do "Café & Empreendedorismo", a Agitte.se promoveu uma tarde memorável na última terça-feira, 25 de julho. O encontro aconteceu no The Coffee Roasting, no bairro Salgado Filho, e reuniu mulheres pesquisadoras, empreendedoras e inspiradoras para um debate profundo sobre "Empreendedorismo Feminino: Inovação, Liderança e Transformação".

O evento que tradicionalmente acontece em 08 de março no Dia Internacional da Mulher, esse ano aconteceu no dia 25 de Julho que é o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha amarrando o discurso, com o local e reforçando as raízes latinas para a conversa deste ano. Entre as presentes, estavam a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFS, Profa. Dra. Josefa de Lisboa Santos. Sua presença no evento reforçou a importância da ponte entre a academia e as iniciativas que pulsam na sociedade, validando as trajetórias de mulheres que inovam fora dos muros da universidade.


Com a mediação de Juliana Krieger, a conversa foi enriquecida a partir das histórias de três mulheres com trajetórias potentes:

Isabele Ribeiro, uma das mentes brilhantes por trás da Feirinha da Gambiarra e coordenadora da Rede Sergipana de Mulheres Empreendedoras, destacou o poder da colaboração. Ela compartilhou como a feira se tornou um pilar da economia criativa local, não apenas como um ponto de venda, mas como uma rede de apoio. "Quando uma empreendedora prospera, ela leva outras com ela", afirmou, definindo a visibilidade do trabalho feminino como uma estratégia de transformação social.


A jornada de reinvenção de Rafaela Castro, fundadora da marca de moda autoral Severinas, emocionou os presentes. Ex-professora de História, ela transformou a dor de uma demissão no impulso para criar uma marca que veste as pessoas com a cultura de Sergipe. Ao estampar mangabas, aratus e rendas, seu trabalho ganhou reconhecimento em editais como o Startup Nordeste, mostrando a outras criadoras que é possível viver de arte e posicionar-se com segurança no mercado.


Fechando o trio, Mayres Santos, criadora da May Saboaria, provou que um negócio pode ir muito além do lucro. Sua marca, que hoje atende o mercado comercial, nasceu com um forte pilar de impacto social: capacitar meninas em situação de vulnerabilidade através da saboaria artesanal. Mayres falou sobre a liberdade — financeira, geográfica e emocional — que o empreendedorismo proporciona, sem deixar de reconhecer os desafios de ser mulher, mãe e empreendedora em um cenário muitas vezes excludente.


Na atmosfera acolhedora do café, o "Coando Conversas" foi mais do que um evento: foi a celebração de um movimento. As histórias compartilhadas mostraram que, a partir de seus saberes e resistências, as mulheres de Sergipe estão construindo um novo horizonte para os negócios, com mais diversidade, propósito e um forte sentido de coletividade.

 
 
 

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Didática 7 

sala 403

  • Instagram
  • LinkedIn

agitte@academico.ufs.br

Tel: (79) 3194-7104

Universidade Federal de Sergipe | Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia 

bottom of page