top of page
Buscar

Conversão de Garrafas Plásticas PET em filamento para impressão 3D

No dia 16 de novembro de 2023 aconteceu a XXXI edição da Jornada Esportiva, Cultural e Científica (JECCCA) no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP), na programação do evento tivemos a participação de dois projetos do programa Socialize-se, sendo um deles a Oficina de Conversão de Garrafas Plásticas PET em Filamento para Impressão 3D. A oficina teve a participação dos alunos do 8 º A e 8 º B, no Complexo Laboratorial de Engenharia de Materiais (LAREM). O professor José Kaio começou explicando para os alunos sobre a funcionalidade dos equipamentos e, em seguida, deu alguns exemplos de como a impressão 3D é utilizada atualmente, como na fabricação de casas.



A partir de determinado momento os alunos se mostraram bastante interessados no assunto e iniciaram-se as perguntas, como por exemplo se a máquina conseguiria produzir peças ocas e que tipos de peças poderiam ser produzidas com a impressora 3D, todas as perguntas foram respondidas. O professor também comentou um pouco sobre como foi o processo de ínicio do projeto, já que a ideia se iniciou com o pedido de uma escola que tinha à disposição três impressoras, porém pouca verba, e como o projeto seria caro para sustentar, surgiu em uma conversa com a coordenadora a sugestão de que tipo de materiais poderiam ser utilizados para a substituir o filamento, foi então que surgiu a ideia de utilizar as garrada PET. Na parte mais prática da apresentação o professor mostrou como a garrafa PET passa a ter o formato de um filamento para assim ser utilizada na impressão.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de pegar em alguns objetos feitos com a impressora 3D, ele conta que a imaginação do usuário é o limite, porém, o professor também conta que já existem regras nos softwares para a impedir que certos tipos de objetos sejam produzidos. Para finalizar, foram distribuídos objetos como pequenos bonecos e barcos para os alunos. A oficina foi de extrema importância para estreitar ainda mais os laços entre alunos do ensino fundamental e projetos universitários tão importantes como os do programa Socialize-se.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page