top of page
Buscar

Formulação de repelentes para as marisqueiras de São Cristóvão: entrega de materiais para a UFS pelo TRT/SE


Idealizadoras do projeto: Professora e pesquisadora Dra. Rogéria de Souza Nunes, Maria dos Prazeres Costa Santos e Juliana Krieger de Oliveira, representantes da AGITTE-UFS.


Na manhã do dia 08 de fevereiro de 2024, o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20a Região (Getrin-20[L1] ) junto ao TRT da 20a Região  (TRT/SE), fez a entrega de materiais de laboratório para a Universidade Federal de Sergipe através dos recursos do Programa Trabalho Seguro. A iniciativa partiu de uma demanda sobre a necessidade de produção de um repelente mais eficiente para que as marisqueiras do município de São Cristóvão pudessem utilizar no lugar de óleo diesel queimado, comumente utilizado por essa comunidade, gerando diversos problemas de saúde.


A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTE), articulou a aproximação dessa demanda da comunidade com a Professora e pesquisadora Dra. Rogéria de Souza Nunes para o desenvolvimento da formulação de um repelente específico e com o Getrin-20, em busca de apoio para a produção desse produto.


O presidente do TRT da 20ª região, o desembargador José Augusto do Nascimento, abriu a solenidade ressaltando a importância da integração de diferentes atores da sociedade nesse tipo de projeto, e que, momentos como esse, servem de inspiração aos magistrados para ações que impactam diretamente à sociedade de maneira positiva.



A desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, coordenadora do Getrin-20 e vice-presidente do TRT da 20ª região, que apoiou esse projeto desde o início, ressaltou a potencialidade de crescimento desta ação, já que muitas marisqueiras e pescadores da nossa costa passam por problemas similares.  Assim, a perspectiva é que o fortalecimento da parceria entre a UFS e o TRT possa trazer benefícios para os trabalhadores sergipanos.


O pró-reitor de pós-graduação, Lucindo José Quintans Júnior, no momento representando o reitor da UFS, professor Valter Joviniano de Santana Filho, pontuou que ações como esta, em colaboração com o TRT, auxiliam o desenvolvimento da ciência e de projetos de extensão, cumprindo o papel da universidade que é de trabalhar em prol do povo sergipano.


Estiveram também presentes membros do Getrin-20, superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (MTE/SE), José Cláudio Silva Barreto e o Procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas Cabral de Andrade.


Texto escrito por: Juliana Krieger. Revisão: Letícia Almeida.

23 visualizações0 comentário
bottom of page