PICS DAY marca abertura da 5ª edição do Programa de Indução à Criação de Startups – PICS
- Amanda Soares

- 31 de out.
- 2 min de leitura

O Programa de Indução à Criação de Startups (PICS 5.0) teve início com o PICS DAY, evento de boas-vindas que reuniu as 18 equipes selecionadas para esta edição. Com o tema “Desafios e oportunidades de inovar no setor público”, o encontro marcou oficialmente a abertura do ciclo 2025 do programa, que tem como foco central a inovação no setor público.
A mediação do evento foi de Juliana Krieger, que apresentou o funcionamento do PICS e explicou a dinâmica de gamificação que será utilizada ao longo do percurso. O painel de abertura contou com a participação de prof. Dra. Isadora Dickie, coordenadora do curso de Design Gráfico da UFS; profa. Dra. Bárbara Rosa, professora do Departamento de Fonoaudiologia e presidente da Comissão Multiprofissional da UFS; Thalles Carvalho, superintendente de Inovação do Governo de Sergipe; e Dr. Mário Marroquino, procurador da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe.
Durante o debate, os convidados abordaram os desafios e oportunidades de inovar dentro do setor público, destacando a importância da colaboração entre diferentes áreas, da empatia no desenvolvimento de soluções e do uso de novas tecnologias de forma ética e sustentável. Entre os temas discutidos estiveram o design estratégico para o aprofundamento dos problemas e desenvolvimentode soluções, a cocriação, a inteligência artificial, possíveis barreiras à inovação e a integração entre universidades, governo e sociedade.
Os palestrantes ressaltaram que a inovação pública depende de trabalho conjunto, reflexão crítica e criação de políticas que unam eficiência, empatia e impacto social.
Durante o evento, o diretor da Agitte.se, Tiago Branquinho Oliveira, deu as boas-vindas às equipes participantes, destacando o papel do PICS como espaço de aprendizado, experimentação e transformação social.
As 18 equipes selecionadas — AgroViva, Educa-Inclusiva, Althea Solutions, GreenCity Data, BioCactus HealthTech, Kyphia, CAMU Lab, Lendo+, CannaWell, LeucoSan, Constructor, Mapins, Cultiva+, MidasTouch, DiabetesCare, NanoVida Inovação em Saúde, EcoSense e PhytoNano Health — iniciam agora as atividades do programa, desenvolvendo projetos voltados à inovação, tecnologia e melhoria de serviços públicos em Sergipe.



Comentários